Dissertações
Profª Drª Márcia Cabral da Silva (UERJ):
Ana Carolina Siqueira Veloso
Perfis femininos em livros infantis de Monteiro Lobato (1920-1940)
Carla Bispo Azevedo
Maria Eugenia Celso: entre o impresso feminino, a casa e o espaço público (1920 - 1941)
Gabrielle Carla Mondêgo Pacheco
Os deveres do pequeno cidadão em Alma Infantil: versos para uso das escolas (1912)
Jonathan Douglas Pereira
A Primeira Cousa que se deve ler depois das escripturas: a dimensão pedagógica
de O Jornal Basptista
Michele Ribeiro de Carvalho
Memórias de Erico Veríssimo: primeiras leituras ao Solo de Clarineta
Patrícia Vianna Lacerda de Almeida
Crônicas de Cecília Meireles: leitura e literatura em prol da renovação educacional (1930-1933)
Tamires Farias de Paiva
Noções para persuadir e educar: Os discursos médico-higiênicos na formação e ofício do professorado primário (1914-1928).
Telma Amorgiana Fulane Tambe
Leitura como “estratégia de caça” na contemporaneidade: apropriações e representações a partir do texto lírico por jovens na escola moçambicana
Profª Drª Mirian Hisae Yaegashi Zappone (UEM):
1.
James Rios. A representação do negro na literatura juvenil do Acervo PNBE 2013 - anos fundamentais.
Início: 2015.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).
2.
Stéffany Barranco do Nascimento. Leitura
de textos ficcionais no ensino fundamental: um estudo sobre a formação
do leitor escolar.
Início: 2015.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) -
Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).
3.
Jackson José Pagani. A formação do leitor no ensino médio em uma escola pública da cidade de Sarandi.
Início: 2015.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).
4.
Mariana Cristina Gonçalles. Espaço e personagens na literatura infantojuvenil brasileira contemporânea.
Início: 2014.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).
5.
Michelle Souza Prado. Literatura infantil brasileira em ebooks.
Início: 2013.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).
6.
Elaine Leonarczyk Souza. O PNBE e o tema da violência.
Início: 2013.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).
Profª Drª Estela Natalina Mantovani Bertoletti (UEMS):
1.
Tamar Naline Shimitzu. Olimpíadas de Língua Portuguesa na história do ensino de gêneros no Brasil.
Início: 2015.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).
2.
Júlio César Bombonatti. Magda Soares na história da alfabetização no Brasil.
Início: 2015.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).
3.
Renata de Sampaio Valadão. Alfabetização e memória no interior do estado de São Paulo.
Início: 2013.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).
Monografias
Profª Drª Márcia Cabral da Silva (UERJ):
Daise Silva dos Santos
"De jardineiras a professores: a inserção masculina na Educação Infantil" (2016)
Rosangela da Graça Souza
"Projetos em disputa no campo educacional: a mediação de Alceu Amoroso Lima (1920-1940)" (2015)
Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza
"O feminino, a formação identitária e literária em As Três Marias, de Rachel de Queiroz (1939)"
(2014)
Aline Silveira Tasmerão
"Línguas estrangeiras no Brasil: uma história dos usos sociais das línguas"
(2013)
Profª Drª Mirian Hisae Yaegashi Zappone (UEM):
1.
Lígia de Amorin Neves.
Orientações de letramento literário me escola de periferia de
Maringá - Pr: um estudo de caso.
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) -
Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Mirian Hisae Yaegashi
Zappone.
2.
João Carlos Dias Furtado.
A leitura de poesia no Curso de Letras da UEM: experiência
leitora de ex-graduandos.
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) -
Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Mirian Hisae Yaegashi
Zappone.
3.
Greicy Juliana Moreira.
O texto poético em sala de aula e a formação do leitor.
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) -
Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Mirian Hisae Yaegashi
Zappone.
4.
Thaís Almeida Marconi.
A leitura de poesia na escola: o que dizem os livros didáticos.
2006.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) -
Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Mirian Hisae Yaegashi
Zappone.
5.
Rita de Cássia Lorga.
A leitura do texto narrativo no ensino fundamental: análise de
livros didáticos.
2006.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) -
Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Mirian Hisae Yaegashi
Zappone.
6.
Eliane Terezinha Pilégi.
Folclore e Literatura infanto-juvenil: um estudo de Ricardo
Azevedo.
2006.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) -
Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Mirian Hisae Yaegashi
Zappone.
Profª Drª Estela Natalina Mantovani Bertoletti (UEMS):
1.
Roselena Alves dos Santos.
Além das Palavras e alfabetização em Mato Grosso do Sul: livros
didáticos e visão dos professores.
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
2.
Graciete Ferreira Bezerra.
As fábulas e sua importância na infância: um estudo de 'A menina
do leite' de Monteiro Lobato (1965).
2013.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
3.
Sandra Luzia Martins.
Família, leitura e literatura infantil: questões teóricas e
práticas.
2011.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
4.
Dayane Aparecida Ferreira da Silva.
Reflexões a respeito da leitura dos professores.
2011.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
5.
Gisele Rocha da Silva.
Cinderela: era uma vez... outra vez.
2011.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
6.
Vanessa de Freitas.
A literatura infantil de Ana Maria Machado no livro Bisa Bia,
Bisa Bel (1982).
2009.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
7.
Vanderlete Ferreira de Vasconcelos
Rezende.
Pressupostos linguísticos que contribuem para o processo de
alfabetização: um estudo dos livros Guia teórico do alfabetizador e
Alfabetização e Linguística.
2009.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
8.
Vânia Aparecida Dias.
Leitura e formação do leitor: condições para formar o gosto.
2009.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
9.
Regiane Batista de Cerqueira.
Um estudo do percurso histórico da constituição da literatura
infantil no Brasil (1943-1984).
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
10.
Elaine Aparecida Rodrigues da Silva.
Literatura Infantil e mercado editorial: a questão da faixa
etária.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
11.
Andréia Lemos de Oliveira.
Literatura infantil e bibioteca universitária: um estudo do
acervo da UEMS de Paranaíba.
2008.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
12.
Juliana Paixão Izaac Rodrigues.
A Produção de Magda Soares Sobre Letramento.
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
13.
Nilma Maria Nogueira.
Um Estudo da Proposta de Letramento em Português, de Magda
Soares.
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
14.
Patrícia Vilela dos Santos Faria.
A Literatura Infantil na Revista Nova Escola.
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
15.
Poliana Cristina da Silva.
O Ensino da Leitura em Viver e Aprender Português, 1ª série.
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
16.
Eunice Paz Dutra Garcia.
A importância dos contos de fada, segundo a abordagem
psicanalítica de Bruno Bettelheim.
2006.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
17.
Miriam Lara de Freitas.
O perfil da biblioteca escolar na escola pública em Paranaíba/MS.
2006.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
18.
Héllia Cristina dos Santos Almeida.
A leitura de literatura infantil na alfabetização: como vai?.
2006.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) -
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina
Mantovani Bertoletti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário