Teses, Dissertações e Monografias

Dissertações

Profª Drª Márcia Cabral da Silva (UERJ):

Ana Carolina Siqueira Veloso

Perfis femininos em livros infantis de Monteiro Lobato (1920-1940)


Carla Bispo Azevedo

Maria Eugenia Celso: entre o impresso feminino, a casa e o espaço público (1920 - 1941)


Gabrielle Carla Mondêgo Pacheco

Os deveres do pequeno cidadão em Alma Infantil: versos para uso das escolas (1912)


Jonathan Douglas Pereira

A Primeira Cousa que se deve ler depois das escripturas: a dimensão pedagógica

 de O Jornal Basptista


Michele Ribeiro de Carvalho

Memórias de Erico Veríssimo: primeiras leituras ao Solo de Clarineta


Patrícia Vianna Lacerda de Almeida

Crônicas de Cecília Meireles: leitura e literatura em prol da renovação educacional (1930-1933)


Tamires Farias de Paiva

Noções para persuadir e educar: Os discursos médico-higiênicos na formação e ofício do professorado primário (1914-1928).

Telma Amorgiana Fulane Tambe

Leitura como “estratégia de caça” na contemporaneidade: apropriações e representações a partir do texto lírico por jovens na escola moçambicana

Profª Drª Mirian Hisae Yaegashi Zappone (UEM):

1.
James Rios. A representação do negro na literatura juvenil do Acervo PNBE 2013 - anos fundamentais. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Stéffany Barranco do Nascimento. Leitura de textos ficcionais no ensino fundamental: um estudo sobre a formação do leitor escolar. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Jackson José Pagani. A formação do leitor no ensino médio em uma escola pública da cidade de Sarandi. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

4.
Mariana Cristina Gonçalles. Espaço e personagens na literatura infantojuvenil brasileira contemporânea. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

5.
Michelle Souza Prado. Literatura infantil brasileira em ebooks. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

6.
Elaine Leonarczyk Souza. O PNBE e o tema da violência. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

Profª Drª Estela Natalina Mantovani Bertoletti (UEMS):

1.
Tamar Naline Shimitzu. Olimpíadas de Língua Portuguesa na história do ensino de gêneros no Brasil. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

2.
Júlio César Bombonatti. Magda Soares na história da alfabetização no Brasil. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

3.
Renata de Sampaio Valadão. Alfabetização e memória no interior do estado de São Paulo. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

 

                              Monografias

Profª Drª Márcia Cabral da Silva (UERJ):

 

Daise Silva dos Santos

"De jardineiras a professores: a inserção masculina na Educação Infantil" (2016)

 

Rosangela da Graça Souza

"Projetos em disputa no campo educacional: a mediação de Alceu Amoroso Lima (1920-1940)" (2015)


Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza
"O feminino, a formação identitária e literária em As Três Marias, de Rachel de Queiroz (1939)" (2014)

 

Aline Silveira Tasmerão
"Línguas estrangeiras no Brasil: uma história dos usos sociais das línguas" (2013)

Profª Drª Mirian Hisae Yaegashi Zappone (UEM):


1.
Lígia de Amorin Neves. Orientações de letramento literário me escola de periferia de Maringá - Pr: um estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Mirian Hisae Yaegashi Zappone.

2.
João Carlos Dias Furtado. A leitura de poesia no Curso de Letras da UEM: experiência leitora de ex-graduandos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Mirian Hisae Yaegashi Zappone.

3.
Greicy Juliana Moreira. O texto poético em sala de aula e a formação do leitor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Mirian Hisae Yaegashi Zappone.

4.
Thaís Almeida Marconi. A leitura de poesia na escola: o que dizem os livros didáticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Mirian Hisae Yaegashi Zappone.

5.
Rita de Cássia Lorga. A leitura do texto narrativo no ensino fundamental: análise de livros didáticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Mirian Hisae Yaegashi Zappone.

6.
Eliane Terezinha Pilégi. Folclore e Literatura infanto-juvenil: um estudo de Ricardo Azevedo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Mirian Hisae Yaegashi Zappone.

 

Profª Drª Estela Natalina Mantovani Bertoletti (UEMS):

 

1.
Roselena Alves dos Santos. Além das Palavras e alfabetização em Mato Grosso do Sul: livros didáticos e visão dos professores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

2.
Graciete Ferreira Bezerra. As fábulas e sua importância na infância: um estudo de 'A menina do leite' de Monteiro Lobato (1965). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

3.
Sandra Luzia Martins. Família, leitura e literatura infantil: questões teóricas e práticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

4.
Dayane Aparecida Ferreira da Silva. Reflexões a respeito da leitura dos professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

5.
Gisele Rocha da Silva. Cinderela: era uma vez... outra vez. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

6.
Vanessa de Freitas. A literatura infantil de Ana Maria Machado no livro Bisa Bia, Bisa Bel (1982). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

7.
Vanderlete Ferreira de Vasconcelos Rezende. Pressupostos linguísticos que contribuem para o processo de alfabetização: um estudo dos livros Guia teórico do alfabetizador e Alfabetização e Linguística. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

8.
Vânia Aparecida Dias. Leitura e formação do leitor: condições para formar o gosto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

9.
Regiane Batista de Cerqueira. Um estudo do percurso histórico da constituição da literatura infantil no Brasil (1943-1984). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

10.
Elaine Aparecida Rodrigues da Silva. Literatura Infantil e mercado editorial: a questão da faixa etária. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

11.
Andréia Lemos de Oliveira. Literatura infantil e bibioteca universitária: um estudo do acervo da UEMS de Paranaíba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

12.
Juliana Paixão Izaac Rodrigues. A Produção de Magda Soares Sobre Letramento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

13.
Nilma Maria Nogueira. Um Estudo da Proposta de Letramento em Português, de Magda Soares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

14.
Patrícia Vilela dos Santos Faria. A Literatura Infantil na Revista Nova Escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

15.
Poliana Cristina da Silva. O Ensino da Leitura em Viver e Aprender Português, 1ª série. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

16.
Eunice Paz Dutra Garcia. A importância dos contos de fada, segundo a abordagem psicanalítica de Bruno Bettelheim. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

17.
Miriam Lara de Freitas. O perfil da biblioteca escolar na escola pública em Paranaíba/MS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

18.
Héllia Cristina dos Santos Almeida. A leitura de literatura infantil na alfabetização: como vai?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação. Todos os direitos reservados.
Layout por: Fernanda F. Goulart.
Tecnologia do Blogger.