Sobre o GRUPEEL

Este blog reúne artigos em torno de sujeitos, práticas e objetos, cuja abordagem procura tornar visíveis elementos relativos à história da leitura no contexto brasileiro. Ao colocar em cena o leitor e o impresso em diferentes momentos da trajetória da leitura, os estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL) visam contribuir com elementos derivados da pesquisa e do ensino para melhor conhecimento da história cultural do impresso no Brasil. De um lado, acompanha-se o desenvolvimento da pesquisa e das aulas no curso da graduação e de pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde o ano de 2006; de outro, enfatiza-se o debate travado entre alunos e professores em curso de formação continuada das redes municipais e privadas de ensino, dos programas de incentivo à leitura em diversas instâncias culturais, como atestam os cursos ministrados no âmbito do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), vinculado às ações da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e ao Ministério da Cultura (MinC) e da Biblioteca Parque Estadual (BPE).
Essas diferentes instâncias de formação têm renovado de maneira expressiva o investimento em pesquisa no espaço acadêmico e, principalmente, contribuído com um volume de questões cada vez mais refinadas sobre a formação da cultura letrada em nosso país, cuja fisionomia revela, lamentavelmente, níveis tão desiguais de acesso ao livro e aos ambientes de leitura.
Por essa razão, parte-se da premissa de que é necessário examinar ainda outras múltiplas faces de que se revestem sujeitos, práticas e objetos da leitura no Brasil. Espera-se que professores, estudantes de área das ciências humanas e sociais e, em especial, professores dos ensinos Fundamental e Médio encontrem nesses estudos algumas pistas para prosseguir na investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação. Todos os direitos reservados.
Layout por: Fernanda F. Goulart.
Tecnologia do Blogger.