Projetos de Pesquisa

Profª Drª Márcia Cabral da Silva (UERJ):

2015 - Atual
Livros em coleções: o caso da Biblioteca Infantil da Livraria Quaresma (1894-1960) - Fase I 2015 -2018

Descrição: A Livraria Quaresma Editora ou Livraria do Povo (Rua São José, 65/67) destacava-se no último quartel do século XIX pela produção de livros baratos para o povo, assim como de livros para crianças, contos adaptados para a realidade brasileira, de conteúdo moral, histórias proveitosas e piedosas de vários países, traduzidas umas e outras colhidas da tradição oral. A primeira ocorrência desses livros localizada no periódico O Paiz em 1894 consiste em um título: Contos da Carochinha. No curto espaço de dois anos, contudo, registram-se, no mesmo periódico, reedições de Contos da Carochinha, notas críticas sobre o projeto editorial e o lançamento de outros títulos: Contos da Avozinha, Histórias do Arco da Velha, Os Meus Brinquedos, Histórias da Baratinha. De tal modo, em novembro de 1896, já não se registram apenas anúncios contendo títulos avulsos. A livraria Quaresma Editora anuncia naquele momento uma completa biblioteca: Bibliotheca Infantil, dedicada especialmente às crianças. Para dirigi-la, o português Pedro da Silva Quaresma convidou o jornalista e escritor Alberto Figueiredo Pimentel (1869-1914). O intelectual lançava-se na adaptação e organização de uma biblioteca para crianças com livros que foram reeditados pela Quaresma até os anos de 1960. Livros organizados em coleções tendem a seduzir o público, torná-lo fiel a um formato regular, criando expectativas de leitura, como assinalam Mollier (2011) e Olivero (1998). Nesta pesquisa, busca-se, pois, compreender a gênese e a consolidação dessa biblioteca, a partir dos anúncios veiculados na imprensa da época, estudos críticos, assim como elementos relacionados à influência do editor e de seu organizador: Alberto Figueiredo Pimentel. Com vistas ao exame, o estudo apoia-se em pressupostos teórico-metodológicos extraídos da História da Leitura, da História da Edição assim como da História Cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva - Coordenador / Liana Pereira Borba dos Santos - Integrante / Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza - Integrante / Aline Santos Costa - Integrante / Cíntia Borges de Almeida - Integrante / Michele Ribeiro de Carvalho - Integrante / Jonathan Douglas Pereira - Integrante / Gabrielle Mondego - Integrante / Aline Tasmerão - Integrante / Telma Amorgiana - Integrante / Mariane Sousa - Integrante / Marianna Borges - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

2013 - Atual
Leitura para meninas e moças nas coleções da Livraria José Olympio Editora (1930-1960)- Fase II

Descrição: Neste projeto, busca-se dar continuidade à investigação relativa a representações de meninas e de moças nas coleções da Livraria José Olympio Editora voltadas para este público leitor. Destaca-se a Coleção Menina e Moça, tradução da Bibliothèque de Suzette, lançada no Brasil em 1934, e com edições que se estendem à década de 1950. Tendo-se observado acentuada prescrição na apresentação dos livros tanto por parte do editor quanto de intelectuais destacados no campo cultural à época, nesta segunda fase, a ênfase recai no exame dos enredos, nas representações das personagens femininas, designadas como meninas e moças, a par da correspondência do editor com os intelectuais que conformaram a circulação das obras, como a influência de Alceu Amoroso Lima, Tristão de Ataíde, de Raquel de Queiroz, de Maria Eugenia Celso, atesta. Acresça-se o exame de catálogos da editora e de discursos desses intelectuais relativos às representações acentuadas. Espera-se, pois, ampliar o campo do estudo sobre a dimensão educativa do impresso, materializado em leituras femininas na primeira metade do século XX. Ademais, associam-se à pesquisa central estudos sobre a história do livro e da leitura, com especial ênfase no período assinalado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva - Coordenador / Ana Carolina Siqueira Veloso - Integrante / Miriam Hisae Yaegashi Zappone - Integrante / Tamires Farias de Paiva - Integrante / Patrícia Vianna Lacerda de Almeida - Integrante / Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza - Integrante / Aline Santos Costa - Integrante / Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Integrante / Cíntia Borges de Almeida - Integrante / Carla Bispo Azevedo - Integrante / Michele Ribeiro de Carvalho - Integrante / Jonathan Douglas Pereira - Integrante / Gabrielle Mondego - Integrante / Rosangela da Graça Souza - Integrante / Jenifer da Silva Santos - Integrante / Daise Silva dos Santos - Integrante / Marianna Borges Barbosa de Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.


2009 - 2012
Leitura para meninas e moças nas coleções da Livraria José Olympio Editora (1930 - 1950)

Descrição: José Olympio projetou-se como um dos mais importantes editores de obras literárias e de livros não didáticos no Rio de Janeiro nas décadas de 1930 e 1940. Em 1934, ano de sua transferência de São Paulo para o Rio de Janeiro, lança a Coleção Menina e Moça, que só é retomada na década de 1940. Ao que se deve esta lacuna na produção editorial de José Olympio? Qual a relevância dos livros literários voltados para as meninas e para as moças à época e no conjunto dessa produção? Ao examinar fontes primárias, como catálogos da editora das décadas de 1930 e 1940 e a correspondência entre o editor, colaboradores e autores editados, esta pesquisa visa tanto melhor compreender as práticas de leitura voltadas para as meninas e para as moças no período examinado quanto as representações sociais a elas veiculadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva - Coordenador / Ana Carolina Siqueira Veloso - Integrante / Miriam Hisae Yaegashi Zappone - Integrante / Patrícia Elsabel Bento Tiuman - Integrante / Monike Braz da Silva - Integrante / Márcio Alex Pereira - Integrante / Letícia Toniete Izeppe Bisconcim - Integrante / Tamires Farias de Paiva - Integrante / Nathália Chrystine Vieira Pereira - Integrante / Patrícia Vianna Lacerda de Almeida - Integrante / Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza - Integrante / Jéssica Tamara Andrade de Paula - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / FAPERJ / UERJ Bolssa Prociência - Bolsa.

2008 - 2012
O Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Memória e Identidade

Descrição: Busca-se recuperar a memória e a identidade do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro por meio de dupla abordagem. Por um lado, examinam-se fontes documentais como deliberações, autorizações para funcionamento, pareceres normativos, de modo a organizar um arquivo, contendo os principais documentos legais que instituíram e permitem o funcionamento atual do Curso. De outro, por intermédio da investigação de informativos, periódicos e atas dos Conselhos Departamentais, recuperam-se os princiapis marcos históricos do Curso, que auxiliem a entender os aspectos relacionados à sua identidade atual, tais como: grade curricular, sistema de crédito, plano de periodização, fluxograma, certificação, sistema de avaliação dos alunos e do Curso, corpo docente, gestores e quadro técnico-administrativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva - Coordenador / Vanessa Maia da Cruz - Integrante / Tatiane Fátima dos Santos Ferreira - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.


2006 - 2009
A leitura do jovem: concepções e práticas

Descrição: Busca-se compreender concepções e práticas de leitura relacionadas ao jovem no contexto da Cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de pesquisa ancorada em dupla abordagem. De um lado, com base em exame interpretativo de fontes documentais e publicitárias, investigam-se discursos concernentes à leitura dirigidos aos jovens por parte dos órgãos governamentais. De outro, por meio de pesquisa etnográfica realizada em escolas, residências e demais espaços de produção cultural, examinam-se modos e objetos de leitura relativos aos jovens, os quais possam configurar efetivas formas de apropriação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva - Coordenador / Ana Carolina Siqueira Veloso - Integrante / Gisele Gonçalves Isaías - Integrante / Rodrigo Ruan Merat Moreno - Integrante / Déborah de Paula Areias - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de orientações: 3

2004 - 2007
A rede de bibliotecas populares da Cidade do Rio de Janeiro e a formação de leitores

Descrição: Trata-se de pesquisa de natureza etnográfica, por meio da qual buscamos levantar o histórico e o modo de funcionamento das bibliotecas populares da Cidade do Rio de Janeiro, indicando o tipo de acervo e as condições de manutenção por parte do poder público. Além disso, investigamos os modos e os gestos de leitura que conformam a relação entre texto e leitor, entre espaços e formas específicas de se ler. No segundo semestre de 2006, janeiro e fevereiro de 2007,fizeram parte desta pesquisa 28 alunos do curso de graduação, distribuídos em 6 bibliotecas populares na cidade do Rio de Janeiro (Biblioteca Popular de Jacarepaguá? Cecília Meireles, Biblioteca Popular de Bangu ?Cruz e Souza, Biblioteca Popular do Engenho Novo ? Agripino Grieco, Biblioteca Popular da Tijuca ? Marques Rebelo, Biblioteca Popular de Santa Teresa ? José de Alencar e Biblioteca Popular da Ilha do Governador, Euclides da Cunha)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (29) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva - Coordenador / Angela Sobreira dos Santos Cea - Integrante / Augusto Leandro Araújo - Integrante / Cristina de Souza Silva - Integrante / Daniele Mendes de Souza - Integrante / Eduardo Monteiro Marques - Integrante / Elaine Lima dos Santos - Integrante / Eliane Soares Nogueira - Integrante / Jamil Macalam Saab - Integrante / Juliana Camargos da Silva - Integrante / Juliana Cavalheiro de Lima - Integrante / Juliana Costa de Goes - Integrante / Lidiana Santana da Silva - Integrante / Liliane Figueiredo da Silva - Integrante / Luciane Teixeira da Silva - Integrante / Liuza Cavini Ayres - Integrante / Maria Jose Silva Barreto - Integrante / Maria Martins da Silva - Integrante / Mariza Dias da Silva Duarte - Integrante / Michelle da Silva Saab - Integrante / Priscila Santos Rosario - Integrante / Roselaine Dias da Silva de Assis - Integrante / Simone da Costa Moreira - Integrante / Kesley A. dos Anjos Meneses - Integrante / Valeria Cristina Lessa - Integrante / Vanessa da Silva Ribeiro - Integrante / Wagner Dias Amorim - Integrante / Welmilene Maria Moraes Santos - Integrante.

Número de produções C, T & A: 9


2000 - 2004
Infância de Graciliano Ramos: uma história da formação do leitor no Brasil

Descrição: Esta pesquisa busca identificar elementos determinantes na formação do leitor criança. Examina-se o romance autobiográfico Infância, de Graciliano Ramos, a par de fontes históricas e dados biográficos, por evidenciarem aspectos cognitivos, históricos e culturais ao longo desse processo de formação. Os dados coletados referem-se à passagem do século XIX ao XX, no interior do estado de Alagoas ( Brasil), no período de 1892 a 1906, e fornecem subsídios para a compreensão do desenvolvimento do leitor criança na sociedade brasileira contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Márcia Cabral da Silva - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 43

Profª Drª Mirian Hisae Yaegashi Zappone (UEM):

2015 - Atual
LETRAMENTO LITERÁRIO: CONCEITOS E IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO DE LITERATURA

Descrição: Partindo de literatura já existente sobre letramento, construída por teóricos da antropologia e a linguística (Street, 2003; Hamilton, 2000; Kleiman, 2001; Rojo, 2015) este projeto de pesquisa pretende estudar de que forma se pode aplicar o conceito de letramento aos estudos de literatura e de que modo se pode validar conceitualmente a utilização do sintagma letramento literário que vem sendo utilizado por alguns estudiosos há algum tempo. Com base neste objetivo principal, pretende discutir o que seriam práticas e eventos de letramento literário, além de verificar as contribuições que esta abordagem pode trazer para a compreensão das práticas de uso de textos ficcionais da tradição literária e de outros textos que não pertencem a ela, além de outras formas ficcionais multimodais produzidas e consumidas contemporaneamente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Mirian Hisae Yaegashi Zappone - Coordenador.


2014 - Atual
Narrativa juvenil brasileira contemporânea no acervo PNBE-2013: um estudo das representações sociais.

Descrição: O projeto de pesquisa intitulado Narrativa juvenil brasileira contemporânea no acervo PNBE-2013: um estudo das representações sociais tem como objetivo realizar um estudo das representações sociais presentes em narrativas juvenis que foram contempladas pelo Edital 08/2011 ? CGPLI, do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), sob a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além de propiciar um estudo das narrativas contemporâneas destinadas ao público adolescente, permitindo a ampliação do conhecimento sobre a produção literária brasileira, este estudo se justifica pelo fato de o PNBE se caracterizar como um dos mais importantes programas de promoção da leitura. Foi criado com o objetivo de permitir o acesso à leitura e à democratização da cultura por meio da distribuição de obras de pesquisa, de referência e de literatura. Sendo um programa que se propõe a fazer uma divulgação e democratização da literatura enquanto forma de cultura, a pesquisa pretende observar se tal democratização está presente no universo diegético criado nas narrativas. A pesquisa terá como modelo a metodologia desenvolvida por Dalcastagnè (2007) que utilizou abordagem quali-quantitava no estudo de personagens de narrativas brasileiras, tendo como apoio o software Sphinx Léxica por meio do qual foram elaboradas fichas/questionários para apreensão de dados como sexo, idade, estrato econômico, escolaridade, cor, espaço, orientação sexual e outras informações que permitem a composição do universo social representado nas narrativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Mirian Hisae Yaegashi Zappone - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1

2012 - Atual
Leitura de noças nos decênios 1940-50 no Brasil: formas, temas e representações

Descrição: O projeto de pesquisa intitulado Leitura Leituras de moças nos decênio de 1940-50 no Brasil: formas, temas e representações tem como pressuposto uma perspectiva social, tal qual concebida por Escarpit (1969) na qual a literatura é compreendida como um fato social para o qual contribuem não apenas os conhecimentos sobre o texto literário e seu produtor - como trabalharam enfaticamente a crítica biográfica e também grande parte das abordagens de cunho mais estruturalistas ? mas, sobretudo o leitor, enquanto importante agente na medida em que atua no sistema literário como espécie de vetor do mercado editorial. Partindo desta premissa, o projeto contempla como objeto de pesquisa um conjunto de romances estrangeiros escritos para moças no decênio de 1940-50 no Brasil e que configuraram grandes percentuais de vendas no mercado brasileiro, conforme assinala Miceli (2011). Tais romances fazem parte de quatro grandes coleções, a saber, Biblioteca das Moças, Coleção Menina e Moça, Biblioteca das Senhorinhas e Romances para Moças, que circularam no período referido e constituirão o corpus da pesquisa que terá como objetivo geral realizar um levantamento das representações de gênero, de família, de valores sociais, éticos e morais, bem como dos grupos sociais presentes no universo fabular de tais narrativas. A pesquisa terá um caráter quali-quantitavo, uma vez que abarcará não apenas dados pontuais (estatísticos) sobre os textos como também deles fará uma abordagem qualitativa. Número do convênio junto à Fundação Araucária: 235/2012.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Mirian Hisae Yaegashi Zappone - Coordenador / Sonia Yoshie Nakagawa - Integrante / Alessandra Oliveira dos Santos Beltramim - Integrante / João Gabriel Pereira Nobre de Paula - Integrante / Aline Aparecida da Silva - Integrante / Taynara Alcantara Cagassú - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro.

2009 - 2011
Personagens da literatura juvenil contemporânea e a configuração de grupos sociais.

Descrição: O projeto de pesquisa intitulado Personagens da literatura juvenil contemporânea e a configuração de grupos sociais tem como objetivo geral realizar um levantamento das representações de grupos sociais em narrativas da literatura juvenil contemporânea brasileira. Ancora-se no pressuposto de que existe uma estreita relação entre o social e o estético de forma que o primeiro reflete-se ou é representado pelo segundo. Sendo assim, pretende-se verificar quais as representações feitas pela literatura juvenil brasileira de grupos sociais presentes em nossa sociedade e como tais grupos nela se encontram configurados, ou seja, quais as imagens criadas sobre eles. O projeto terá duração de 24 meses e será desenvolvido enquanto pesquisa bibliográfica e documental de caráter quantitativo e qualitativo. Para a seleção do corpus a ser pesquisado, utilizar-se-á como critério a pertença dos textos ao sistema literário brasileiro, a saber, textos produzidos por autores brasileiros que tenham visibilidade no cenário literário e que alcançaram valor estético segundo instituições especializadas na crítica da literatura destinada a jovens, tais como a Câmara Brasileira do Livro e chanceladas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, permitindo-lhes circulação junto aos públicos junto aos públicos a que se destinam. A pesquisa envolverá quatro grandes etapas de trabalho: 1) seleção do corpus a partir do critério anteriormente mencionado, abarcando as produções do período entre 1993 e 2008, abrangendo 15 anos de produção voltada para o público juvenil, 2) estudo do corpus mediante a análise da configuração de seus personagens principais, observando-se sua pertença social, religiosa, cultural, econômica, sexual e étnica, 3) para tal, construir-se-á uma ficha de leitura a partir da qual tais dados serão explorados. Essa ficha configurar-se-á como instrumento de pesquisa que permitirá o acesso aos dados do corpus, 4) posteriormente, esses dados alimentarão um software específico ?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Mirian Hisae Yaegashi Zappone - Coordenador.
Número de orientações: 2

2007 - 2009
Letramento literário de crianças em contra-turno: um estudo de caso

Descrição: Partindo de literatura já existente, no âmbito dos estudos linguisticos sobre letramento, este projeto de pesquisa pretende realizar uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, junto a uma instituição filantrópica que atende crianças do ensino fundamental em horário de contra-turno a fim de verificar o grau de letramento literário de sua clientela, antes de depois de intervenções a serem realizadas junto às crianças (sujeitos) a fim de verificar se a mediação proposta - baseada na hipótese de que a escola precisa mesclar o letramento literário social das crianças ao letramento escolar ? é pertinente como uma base metodológica para o ensino de literatura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Mirian Hisae Yaegashi Zappone - Coordenador / Fátima Sozza - Integrante / Juliana Carli Moreira de Andrade - Integrante / Thaís Aparecida Domenis Tolentino - Integrante / Andressa Fajardo - Integrante / Cidalli Lenzi de Oliveira - Integrante / Maria das Graças Antoneti - Integrante / Fabiana Marques Luiz - Integrante / Paula Giovanna Peres Peres - Integrante / Anielle da Silva Freitas - Integrante / Simone da Silva Burguês - Integrante.
Número de orientações: 4

Profª Drª Estela Natalina Mantovani Bertoletti (UEMS):


2015 - Atual
História do ensino de leitura e escrita na escola primária (Paranaíba/MS. 1950-1960): Vamos Estudar?

Descrição: Neste projeto de pesquisa, com objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de leitura e escrita na escola primária do estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil, propõe-se o exame da série de livros didáticos Vamos Estudar?, de Theobaldo Miranda Santos (1904-1971), que circulou na escola primária Página 1 de 4 no município de Paranaíba/MS, durante os anos de 1950 e 1960. Para sua execução, propõe-se a análise da ?configuração textual? da série, e análise das apropriações e da utilização pelos professores, entre os anos de sua circulação. Assim, pretende-se uma análise do sentido desse material didático para ensino de leitura e escrita nas práticas escolares da escola primária em Paranaíba, em sua especificidade, como criação da própria escola, nela e para ela, compreendendo o projeto do autor e do editor e sua recepção pelo professor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Coordenador.


2013 - 2014
Materiais didáticos para ensino de leitura e escrita na memória da escola primária em Paranaíba/MS (1936-1975)

Descrição: Neste projeto de pesquisa, com objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de leitura e escrita na escola primária do estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil, faz-se a proposição de um estudo sobre as apropriações e utilização pelos professores dos materiais didáticos para ensino de leitura e escrita que circularam na escola primária no município de Paranaíba/MS, localizado naquele estado, no período compreendido entre 1928 e 1975. Para sua execução, propõe-se: levantamento, localização, recuperação, reunião e organização de fontes documentais primárias e secundárias sobre o ensino da leitura e escrita na escola primária em Paranaíba/MS; produção de catálogo analítico dos materiais didáticos para ensino de leitura e escrita que circularam nesse modelo de escola; análise da configuração textual desses materiais didáticos; análise das apropriações e da utilização dos materiais didáticos, buscando compreender e explicar o sentido dessas apropriações e da utilização desse material no ensino de leitura e escrita na escola primária em Paranaíba..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Coordenador / Márcia Cabral da Silva - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8

2013 - Atual
Infância, Memória e Escolarização em Mato Grosso (1950-1971)

Descrição: O projeto tem como foco central o desvelamento da infância no antigo estado de Mato Grosso, buscando localizar, identificar e quantificar as instituições escolares públicas e confessionais destinadas ao acolhimento desse segmento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Integrante / Milka Helena Carrilho Slavez - Integrante / Ademilson Batista Paes - Coordenador / Fernando Luís Oliveira Athayde - Integrante.


2011 - 2013
História do ensino de Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008)

Descrição: Neste estudo, cujo tema é a história do ensino de língua portuguesa em Mato Grosso do Sul, pretendo analisar as normatizações empreendidas nos currículos de 1º grau/ensino fundamental prescritos para essa disciplina no estado em questão, desde 1977 ? ano de criação do estado ? até 2008 ? ano de publicação do mais recente documento oficial para esse ensino no estado, para compreender sua história do ponto de vista oficial. Para isso, foram eleitos como corpus documentos oficiais que normatizam o ensino de língua portuguesa no estado de Mato Grosso do Sul para, por meio da análise da configuração textual desses documentos, proceder à análise proposta. Trata-se de pesquisa histórica em Educação que segue a tendência teórico-metodológica nomeada História Nova que concebe a escola dotada de uma cultura própria e as disciplinas, uma das produções ou criações próprias da escola, capazes de evidenciar o caráter criador do sistema escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Coordenador / Dayane Aparecida Ferreira da Silva - Integrante / Gisele Rocha da Silva - Integrante / Sandra Luiza Martins - Integrante / Eislher Alves Ferreira - Integrante / Rosângela Sueli Bruno - Integrante / Roselena Alves dos Santos - Integrante.

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 7

2011 - 2013
Memória da escola primária em Paranaíba/MS (1946-1971)

Descrição: Neste projeto de pesquisa, com objetivo de contribuir para a produção de uma história da educação em Mato Grosso do Sul (MS) e no Brasil, faz-se a proposição de um estudo sobre a história da escola primária no município de Paranaíba, localizado naquele estado, no que diz respeito a: sua cultura material, atores envolvidos, práticas escolares e seus sentidos, no período compreendido entre 1946 e 1971. Para sua execução, propõe-se: levantamento, localização, organização, reunião e recuperação de fontes documentais dispersas em escolas mais antigas do município; recuperação e organização de acervos escolares; e, resgate, reconstrução e preservação da memória de ex-alunos e ex-professores, mediante registro de entrevistas, de modo a resgatar, organizar e preservar a memória da escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Coordenador / Milka Helena Carrilho Slavez - Integrante / Ademilson Batista Paes - Integrante / Georgea Suppo Prado Veiga - Integrante / Silvane Aparecida de Freitas - Integrante / José Antonio de Souza - Integrante / Eislher Alves Ferreira - Integrante / Rosângela Sueli Bruno - Integrante / Roselena Alves dos Santos - Integrante / Sandra Maria Bartolomeu Honda - Integrante / Mileide Ferreira de Castilho - Integrante / Eduardo José Paxeco - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2011 - 2013
História da escola primária em Mato Grosso do Sul: levantamento e mapeamento das instituições escolares confessionais católicas e protestantes no Bolsão

Descrição: Levantamento e mapeamento das instituições escolares confessionais católicas e protestantes no Bolsão sul-mato-grossense..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Integrante / Ademilson Batista Paes - Coordenador.


2011 - 2013
Imagens dos idosos em discursos midiáticos

Descrição: A questão do idoso tem ocupado um lugar de destaque em distintos setores da sociedade (televisão, documentos, igreja, escola, filantropia), apresentando-se como mais um problema social a ser enfrentado, seja pelo poder público, pela família, pelos diferentes segmentos sociais de iniciativa privada ou pela universidade. Assim sendo, o projeto ?A imagem do idoso no discurso midiático? tem como principal objetivo analisar as representações que a mídia faz do idoso, verificar o jogo de imagens que é veiculado nas propagandas, publicidades, textos jornalísticos destinadas a idosos, que argumentos utilizam para convencer o idoso a comprar, que imagem de idoso é repassada à sociedade por meio dos diversos gêneros textuais, que idéias, valores esses textos colocam em circulação em nossa sociedade. Assim, com base nas teorias da análise do discurso de linha francesa, pretendemos analisar os ditos e não ditos, as representações sobre o idoso circuladas na mídia atual. Isso porque consideramos que a mídia, como forma de manifestação dos discursos para a afirmação de uma nova velhice, pode concorrer tanto para a construção de uma outra mentalidade social para a compreensão do fenômeno do envelhecimento, como mascarar a realidade social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Integrante / Silvane Aparecida de Freitas - Coordenador / Priscila Aparecida da Silva Cruz - Integrante / Cristiane Pereira Moraes e Sousa - Integrante / José Antonio de Souza - Integrante / Marlúcia Francisca de Oliveira - Integrante / Elma Corrêa Scarabelli - Integrante / Junior Alberto Malheiros - Integrante / Silvana Cosmo Dias - Integrante / Michele Seraffim dos Santos - Integrante / Thiago Simioli Holsbach - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1

2010 - 2011
Reformas da disciplina língua portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008)

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Coordenador / Rosa Fátima de Souza - Integrante.

Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

2009 - 2010
História das práticas escolares de leitura em Paranaíba/MS (1977-2009)

Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Coordenador / Silvane Aparecida de Freitas - Integrante.


2007 - 2009
Ensino da leitura no Brasil: sobre a formação do gosto

Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o ensino da leitura, enquanto formação do gosto pela leitura, em diferentes instâncias legitimadoras desse ensino, a saber: a escola, a biblioteca e o mercado editorial, por meio da análise da configuração textual de documentos que dêem a compreender como se processa esse ensino por meio dessas instâncias. Trata-se de uma pesquisa de fundo histórico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (4) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Outra.

2006 - 2007
Os gêneros textuais mais circulados socialmente

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Coordenador. 

Profª Drª Lúcia Maria Cruz Garcia (UERJ):


2016 - Atual
A trajetória docente de Nilo Garcia por ocasião dos seus 90 anos (1927-1997)

Descrição: O presente projeto tem por objetivo resgatar a trajetória docente do Prof. Nilo Garcia que, por aproximadamente 50 anos, atuou no magistério junto à Educação Básica em instituições públicas de ensino, bem como no Ensino Superior, no Departamento de História da Universidade do Rio de Janeiro. Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, publicou diversos estudos sobre História do Brasil Colonial, destacando-se a Tese de Livre Docência "A Aclamação de Amador Bueno"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lúcia Maria Cruz Garcia - Coordenador.
2016 - Atual
Por uma abordagem significativa do Ensino de História: práticas e recursos metodológicos para os anos iniciais de crianças, jovens e adultos (Projeto de Iniciação à Docência)

Descrição: Como regente da disciplina obrigatória ?Ensino de História aplicado aos anos iniciais de crianças jovens e adultos? do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UERJ, que dispõe de 4 turmas por semestre com uma média de 38 alunos em cada uma, observo o interesse dos alunos em relação às novas formas de aprenderensinar História para os anos iniciais, o que tem suscitado diversos projetos e trabalhos de conclusão de curso sobre a temática em questão. Considerando-se ainda a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, a referida bolsa de iniciação à docência, portanto, faz-se oportuna porque permitirá ao bolsista desenvolver habilidades e competências essenciais para o cumprimento dos fazeres docentes no futuro, permitindo uma aproximação efetiva com a prática/aplicação das atividades relativas a esta disciplina de Graduação, em turmas dos anos iniciais da Educação Básica. Além disso, tal proposta justifica-se e tem relevância considerando-se a possibilidade de inserir o bolsista no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhe oportunidade de criação, participação e partilha de experiências metodológicas no campo do ensino de História que dinamizem o processo aprendizagem, tornando-o significativo nas séries iniciais de crianças, jovens e adultos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Lúcia Maria Cruz Garcia - Coordenador / Juliane Lourenço Pereira - Integrante.
Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.
2016 - Atual
História, Política e Sociabilidade: a coleção de cardápios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Descrição: O projeto consiste na pesquisa da primorosa coleção de menus pertencentes ao Arquivo Histórico do IHGB, com destaque não somente para a riqueza gráfica desse acervo, como para os critérios metodológicos de uma investigação que toma os impressos efêmeros como objeto de pesquisa, desvelando aspectos políticos da História Brasileira e as redes de sociabilidade que aqui se estabeleceram em determinado contexto histórico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lúcia Maria Cruz Garcia - Coordenador.
2012 - 2014
Entre a Política e as Letras: a Minerva Brasiliense e seu lugar no mundo dos impressos no Brasil do Oitocentos

Descrição: O presente projeto insere-se em dupla perspectiva: de um lado, elaborar uma edição crítica em meio digital do periódico Minerva Brasiliense (1843-1845); de outro estreitar a parceria, já estabelecida com Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais da UERJ. A proposta ora apresentada pretende abordar o texto escrito como elemento que se integra ao tecido cultural e político da realidade social, buscando privilegiar o caráter político e cultural dos escritos que, na época, se consideravam como de cunho literário. Ou seja, propõe retomar a história dos impressos sob a de um jornal Minerva Brasiliense de de maneira a confrontá-lo com outras publicações voltadas para as letras e política. Pretende também analisar alguns conceitos presentes no periódico que moldaram as linguagens políticas dos liberalismos do século XIX, tais como nação, Brasil, progresso, civilização, literatura nacional, cidadania, independência, história, entre outros, que merecerão um tratamento por meio da história dos conceitos, alargando-se, em alguns casos, o corte temporal de sua análise anos entre 1780 e 1870 considerados aqui como tempo sela, no dizer de Koselleck, para se dar conta das alterações ocorridas no seu uso e significados. Tem por objetivo ainda examinar a ideia de autor / autoria no período escolhido, verificando-se como tais termos revestiram-se de conotações diversas e particulares, distinguindo-se de uma simples ideia, transcendendo de seu contexto originário e projetando-se no tempo sob a forma de um conceito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lúcia Maria Cruz Garcia - Integrante / PEREIRA DAS NEVES, Lúcia Maria Bastos - Coordenador / Tania Bessone - Integrante / Lúcia Maria Paschoal Guimarães - Integrante / Alex Varella - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Profª Drª Alexandra Lima da Silva (UERJ):

2016 - Atual
Fontes para o ensino/pesquisa em História da Educação: inventariando as instituições escolares do Rio de Janeiro (1870-1930)

Descrição: Inscrita no campo Educação, esta proposta se justifica por promover reflexões acerca do histórico processo de escolarização no Brasil, seus efeitos, características e complexidades. O projeto tem por objetivos levantar, pesquisar, organizar e divulgar fontes de diversas categorias cujos indícios façam referências às experiências escolares de outros tempos, mapear a localização e distribuição física das escolas públicas e privadas nas regiões da Corte Imperial (século XIX) e cidade do Rio de Janeiro (século XX), bem como produzir materiais e recursos didáticos para o ensino e a pesquisa em História da Educação. O período proposto como delimitação cronológica, entre as décadas de 1870 a 1930, envolve um contexto de importantes avanços no processo de escolarização, no sentido da ampliação da malha pública e privada de ensino, da organização do campo educacional, bem como do empenho da administração pública em regulamentar essas ações. Como resultados das atividades de estudo, pesquisa e trabalho com as fontes no Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, Arquivo da Cúria Metropolitana, e Biblioteca Nacional, a proposta é construir um mapa físico/geográfico, mas também social e cultural das diversas experiências escolares promovidas pelo Estado e pela Sociedade Civil (Estado, Igrejas, Agremiações, Sociedades, Associações). Da mesma forma, disponibilizar informações sobre os lugares de guarda dos documentos analisados, dos arquivos e fontes relativas às instituições escolares estudadas. Espera-se, ainda, elaborar coletivamente materiais e recursos didáticos voltados para o ensino das disciplinas da área da História da Educação, bem como, instrumentos de pesquisa sobre a temática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva - Coordenador / Paula Leonardi - Integrante / Aline Pasche - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

2015 - Atual
Sujeitos em trânsito: redes de sociabilidade, instituições e circulação de saberes (1850-1920)

Descrição: Analisar os significados das viagens realizadas por intelectuais e educadores no âmbito da História da Educação, é o horizonte do presente projeto de pesquisa. Qual a importância das viagens para os intelectuais? Se por um lado, é possível identificar elementos que os unem, quais as especificidades de tais experiências? Tais viagens foram momentos formadores? Possibilitaram intercâmbios? O significava viajar para dentro e para fora do país?O projeto objetiva analisar a importância das viagens no processo de formação, intercâmbios e circulação de ideias e dos debates sobre a educação no período de 1870 a 1920. Procura analisar a experiência de educadores, num sentido mais amplo, homens e mulheres que percorreram diferentes países e continentes em busca de aperfeiçoamento profissional e intelectual, fortalecimento de redes de sociabilidade, e participação nas ações e nos debates em torno das causas da educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

2014 - 2016
Instituições educativas centenárias de Cuiabá: lugares de memórias, patrimônio e ensino de história (1858-2014)

Descrição: Considerando que também a escola é um lugar de memória e de pesquisa e ressaltando a importância da preservação do patrimônio histórico e educativo, o presente projeto de pesquisa procura compreender os significados das diferentes instituições educativas centenárias de Cuiabá, no período compreendido entre 1858-2013. Objetiva dar visibilidade às diferentes memórias em torno das centenárias instituições educativas de Cuiabá, indicando com isso, diferentes usos e significados em torno das mesmas, atentando também, para a importância da preservação desses espaços enquanto patrimônio histórico-cultural da cidade. O projeto visa contribuir para a valorização do patrimônio educativo da cidade de Cuiabá, a fim de evidenciar que instituições como escolas centenárias e outros lugares de memória também são lugares de pesquisa e formação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva - Coordenador / Marcelo Fronza - Integrante / Cristiane Thaís do Amaral Cerzósimo Gomes - Integrante / Renilson Rosa Ribeiro - Integrante / Rodrigo Davi Almeida - Integrante / Nathalia da Costa Amedi - Integrante / Marcia Gomes Freire - Integrante / Vanessa Aparecida de Oliveira - Integrante / PEREIRA, Maria da Conceição - Integrante / Nileide Souza Dourado - Integrante / Giuslane Francisca da Silva - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

2013 - 2015
Viajantes de Clio: intercâmbios, ensino de história e formação

Descrição: O projeto busca investigar os sentidos das viagens realizadas por autores de livros didáticos de História. Objetiva analisar a importância das viagens no processo de formação, intercâmbios e circulação de ideias e debates referentes ao ensino de História no Brasil, sobretudo entre finais do século XIX até metade do século XX..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva - Coordenador / Vanessa Aparecida de Oliveira - Integrante / PEREIRA, Maria da Conceição - Integrante.
Número de orientações: 1

2011 - 2014
Um homem de letras na cena escolar: Coelho Neto (1910-1934)

Descrição: vida com a história da cidade, com a história do teatro e com a história da escola, considerando as estratégias de legitimação, consagração e conservação no campo intelectual adotadas por ele, é o objetivo desta pesquisa que se volta para uma faceta de sua biografia menos examinada pela historiografia e pela historiografia da educação. Implica em inventariar os seus escritos referentes à educação e ao teatro, dispersos em várias instituições de guarda, o que propiciará conhecer melhor o envolvimento do escritor com a causa da educação nacional; compreender as razões para a escolha de seu nome para dirigir a escola de formação do ator, bem como permanecer, por tanto tempo, à frente da mesma, em meio às turbulências políticas, mudanças de governantes e trocas na direção da Instrução Pública; e, mapear, classificar e interpretar a documentação referente às iniciativas educacionais, no Distrito Federal, especialmente sobre teatro nas escolas, entre 1910 e 1934. Dialogando, do ponto de vista teórico, com os estudos sobre biografia e história, pretende iluminar um aspecto menos estudado do príncipe dos prosadores brasileiros : o teatro em sua vida, sua vida no teatro, a escola em sua vida e sua vida na escola, a escola de teatro e o seu teatro na escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva - Integrante / ANA CHRYSTINA VENANCIO MIGNOT - Coordenador / Marcelo Gomes da Silva - Integrante.

2008 - 2011
O Pedagogium: símbolo da modernidade educacional republicana

Descrição: Visto como uma das mais importantes iniciativas e inovações pedagógicas republicanas, o Pedagogium funcionou de 1890 a 1919, no Rio de Janeiro, com a pretensão de ser um centro impulsionador das reformas, capaz de atualizar o magistério com o que houvesse de mais moderno em termos de ensino. Integrado por um museu pedagógico e sendo responsável por promover conferências, cursos e exposições, editou uma revista e manteve uma biblioteca circulante para empréstimo de livros. Sua criação se deu por iniciativa de Benjamin Constant, que à frente do Ministério da Instrução Pública, Correios e Telégrafos, propôs uma reforma de todos os níveis da educação nacional, reorganizou instituições, alterou e aprovou regulamentos. Compreender como o Pedagogium se constituiu e se consolidou como símbolo da modernidade educacional republicana é o objetivo da presente pesquisa. Para tanto, pretende expandir a análise para o período após a sua municipalização, de modo a compreender toda a sua trajetória, o que ainda não foi explorado pela historiografia. Isto envolverá uma análise da legislação que modificou sua finalidade, das prioridades atribuídas à educação pelas administrações municipais do Distrito Federal, das ênfases dadas pelos diretores que se sucederam, das relações estabelecidas com a Escola Normal, das atividades que deram visibilidade à instituição e das inflexões discursivas operadas nos seus periódicos, e que configuraram uma pedagogia do progresso. A pesquisa elege os dispositivos legais que criam, alteram e terminam com o Pedagogium, os documentos produzidos pelos diretores do órgão sejam os relatórios, os textos publicados na imprensa ou em livros, as atas da Congregação da Escola Normal e as Revista Pedagógica e Revista Educação e Ensino, como fontes privilegiadas. Trata-se, pois, de reunir e examinar uma ampla documentação dispersa em várias instituições de preservação e guarda da memória da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva - Integrante / et ali - Integrante / ANA CHRYSTINA VENANCIO MIGNOT - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2003 - 2005
A riqueza dos Libertos: os bens dos alforriados entre os séculos XVIII e XIX no Sudeste do Brasil

Descrição: A riqueza dos libertos. Alforria, cultura material e heranças étnicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandra Lima da Silva - Integrante / Sheila Siqueira de Castro Faria - Coordenador / Carolina Ramalho de Sá - Integrante / Eduardo Cavalcante - Integrante / Mila Santos de Paula - Integrante / Bárbara Deslandes Primo - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2001 - 2003
Mulheres forras - riqueza e estigma social (Minas Gerais e Rio de Janeiro entre o século XVII e primeira metade do século XIX)

Descrição: Mulheres forras - riqueza e estigma social (Minas Gerais e Rio de Janeiro entre o século XVII e primeira metade do século XIX)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva - Integrante / et ali - Integrante / Sheila Siqueira de Castro Faria - Coordenador / Carolina Ramalho de Sá - Integrante / Guilherme Decarlo Ferreira - Integrante / Bruce Souza Portes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

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