Equipe



Orientações e supervisões em andamento


Mestrado:

1.
Telma Amorgiana F. Tambe. Análise do desempenho dos estudantes do II ciclo na leitura dos textos da Língua Portuguesa: caso de textos publicitários nas escolas públicas em Moçambique. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


2.
Aline Silveira Tasmerão. "Abra o seu coração": correspondência de educação sentimental veiculada no periódico Flan - O Jornal da Semana (1953). Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Doutorado:


1.
Liana Pereira Borba dos Santos. A dimensão educativa da revista Pais e Filhos e a divulgação de representações sociais de criança e de família. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


2.
Aline Santos Costa. O Instituto de Educação do Distrito Federal e a construção de saberes sobre a literatura infanto juvenil (1930-1940). Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


3.
Cíntia Borges de Almeida. As luzes da instrução compulsória: exame dos discursos em MG, RJ e SP.. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Iniciação científica:

1.
Mariane Sousa Pinto. Leitura para meninas e moças nas coleções da Livraria José Olympio Editora (1930-1960)- Fase II. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


2.
Marianna Borges Barbosa de Carvalho. Leitura para meninas e moças nas coleções da Livraria José Olympio Editora (1930-1960)- Fase II. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações de outra natureza:


1.
Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza. Treinamento e Capacitação Técnica. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).


Profª Drª Mirian Hisae Yaegashi Zappone (UEM)

Orientações e supervisões em andamento


Mestrado:
1.
James Rios. A representação do negro na literatura juvenil do Acervo PNBE 2013 - anos fundamentais. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Stéffany Barranco do Nascimento. Leitura de textos ficcionais no ensino fundamental: um estudo sobre a formação do leitor escolar. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Jackson José Pagani. A formação do leitor no ensino médio em uma escola pública da cidade de Sarandi. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

4.
Mariana Cristina Gonçalles. Espaço e personagens na literatura infantojuvenil brasileira contemporânea. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

5.
Michelle Souza Prado. Literatura infantil brasileira em ebooks. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

6.
Elaine Leonarczyk Souza. O PNBE e o tema da violência. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

Doutorado:
 
1.
Alessandra Oliveira dos Santos. Narrativas juvenis e concepções estéticas contemporâneas: o resgate do estético em tempos de indústria cultural. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação de Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Patrícia Elisabel Bento Tiuman. Avaliações institucionais e o ensino de literatura: uma análise do ENEm, Enad e Prova Braisl. Início: 2013. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação de Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Wagner Vonder Belinato. A obra de Caio Fernando Abreu e suas apropriações por novos narradores. Início: 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado:
1.
Celia Regina Delacio Fernandes. Início: 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

 
Orientações e supervisões em andamento


Mestrado:

1.
Tamar Naline Shimitzu. Olimpíadas de Língua Portuguesa na história do ensino de gêneros no Brasil. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

2.
Júlio César Bombonatti. Magda Soares na história da alfabetização no Brasil. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

3.
Renata de Sampaio Valadão. Alfabetização e memória no interior do estado de São Paulo. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador). 
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização:
 
1.
Tatiele Borges dos Santos. Bibliografia sobre Memória e História da Educação em Paranaíba/MS (1914 ? 2014): estudo introdutório. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

Iniciação científica
 
1.
Alexandra Silva de Souza. Estudo sobre literatura infantil na revista Letras de Hoje (1974-2015): estudo introdutório. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS. (Orientador).

2.
Raíssa Nunes Pinto. Produção acadêmica sobre literatura infantil em Mato Grosso do Sul (1988-2015): um balanço. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Profª Drª Lúcia Maria Cruz Garcia

Orientações e supervisões em andamento


Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jessica Cesario de Lima. Submissão e Educação: Caminhos Cruzados. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


2.
Pâmela Castinheiras Marques. A produção didática e o Ensino de História. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


3.
Letícia Pinheiro dos Santos. A educação inclusiva no decorrer da História do Brasil. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


4.
Larissa Correia de Souza. AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


5.
Monique Agnes. A Avaliação da Aprendizagem e o Ensino De História. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


6.
Julia Monteiro. O Ensino Normal no Rio de Janeiro. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações de outra natureza
1.

Juliane Lourenço Pereira. Por uma abordagem significativa do Ensino de História: práticas e recursos metodológicos para os anos iniciais de crianças, jovens e adultos.. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. CETREINA/ SR1/ UERJ. (Orientador). 

Orientações e supervisões em andamento

Dissertação de mestrado
1.
Ricardo Elia de Almeida Magalhães. Viagem, Educação e Identidade: Mário de Andrade e a Cultura Brasileira. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
JACQUELINE DE ALBUQUEQUE VARELLA. Medeiros e Albuquerque: escritas de si e redes de sociabilidade. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Daiane Alves de Brito. Sujeitos em trânsito: redes de sociabilidade, instituições e circulação de saberes. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Amanda Dos Santos Silva. Sujeitos em trânsito: redes de sociabilidade, instituições e circulação de saberes (1870-1920). Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador). 

Organizadora do Blog GRUPEEL:


Bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT/ FAPERJ) - 2015/ 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação. Todos os direitos reservados.
Layout por: Fernanda F. Goulart.
Tecnologia do Blogger.