Paixão de Publicar - 2ª Edição

31/08/2016

Em parceria com o Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE), a Universidade Santa Úrsula realizará no próximo dia 03 de setembro o evento Paixão de Publicar – 2ª Edição. Com o tema “Obra, Leitura, Memória e Apagamento”, a palestra vai discutir os novos meios de leitura no universo digital com a participação do professor do Collège de France, Roger Chartier, e do professor Emmanuel Carneiro Leão, do Laboratório de Desenvolvimento Regional, Cultura e Sociedade da USU.

O evento contará também com a participação do Reitor da Universidade Santa Úrsula, Prof. Gilberto Chaves, e da professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Guiomar de Grammond.

A palestra busca propor três perspectivas:  um diagnóstico sobre as características essenciais das novas tecnologias, uma análise das mutações do ler e escrever no mundo digital, e finalmente, algumas reflexões sobre o perigo ou a necessidade do apagamento.

Os palestrantes

Com grande representatividade internacional, Roger Chartier é um historiador premiado pela Académie Française com o Grand Prix Gobert e agraciado Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras pelo governo francês em virtude da relevância de sua pesquisa sobre a escrita e a cultura na Europa. Chartier é, também, diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e professor na Universidade da Pensilvânia. Entre suas obras organizadas e publicadas, está “A mão do autor e a mente do editor”.

Professor da Universidade Santa Úrsula e Professor Emérito da UFRJ, Emmanuel Carneiro Leão fez doutorado no Ateneu Antoniano de Roma, Itália, e mestrado na Universidade de Freiburg, na Alemanha, país onde teve oportunidade de participar de seminários orientados pelo filósofo alemão Martin Heidegger. Carneiro Leão foi professor de poética na Faculdade de Letras da UFRJ, depois professor de Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e também professor de filosofia na escola de Comunicação na UFRJ. Autor de extensa obra, tem quatro livros de filosofia publicados pela Daimon Editora, entre eles “Aprendendo a Pensar I - O pensamento na Modernidade e nas Religiões”.

Serviço:
Palestra: Obra, Leitura, Memória e Apagamento
Data: 03 de setembro de 2016
Local: Auditório Universidade Santa Úrsula, Rua Farani 42, Botafogo
Horário: 15h às 18h
Evento gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação. Todos os direitos reservados.
Layout por: Fernanda F. Goulart.
Tecnologia do Blogger.